Torne-se seguidor! Siga no facebook! Subscreva o canal no youtube!Receba a newsletter!
___
O blogue encontra-se actualmente, e por tempo indeterminado, sem actualização.
Continuamos diariamente consigo no facebook em http://www.facebook.com/apetecememusica.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Entrevista - ÖLGA

Álbum: Samurai
A banda portuguesa formada em 2001 é composta actualmente por Diogo Luiz na bateria; João Hitpólito no baixo, guitarra e bateria e João Teotónio na guitarra e teclado.

Segue-se uma entrevista feita a João Teotónio:

Apetece-me Música: Para quem não conhece, à primeira vista salta logo ao pensamento a origem do nome da banda. Porquê ÖLGA?

João Teotónio: E porque não? (…)

AM: Formaram-se em 2001 com quatro membros, em 2004 passam a ser um trio e experimentam novos sons mais intensos e ritmados. Porquê o abandono e a mudança de sonoridade?

JT: O abandono surge da incompatibilidade profissional de um dos membros e não de qualquer outra razão (estética musical, etc.). A mudança de sonoridade surgiu naturalmente com a necessidade de complementar o ‘espaço vazio’ deixado pelos instrumentos tocados pelo Rodrigo Filipe (particularmente o violoncelo), com o amadurecimento dos restantes membros e contante experimentação de novos ambientes sonoros.

AM: Em ano de comemoração de uma década, como tem sido, ao longo destes 10 anos, a vida da banda em termos de divulgação, apoios, concertos, reacção do público, etc.?

JT: A reacção do público sempre foi positiva, apesar de nos confrontarmos muito frequentemente com o completo desconhecimento da banda pois a divulgação não tem sido massiva nos últimos dez anos. Como banda Independente que somos nunca dependemos de qualquer tipo de apoio, pois é quase inexistente no nosso ‘Portugalzinho’…
Ao nível de concertos, a banda tem corrido um pouco por todo o país, alguns concertos em Espanha e no passado verão uma tour por terras americanas (Nova Iorque e arredores).
Temos tido a felicidade de participar em bastantes projectos interessantes como bandas sonoras de filmes, teatro, compilações várias, etc.

AM: Nos quatro álbuns já lançados o inglês é a língua utilizada. Por que não apostar no idioma de Camões?

JT: Pensamos que a Língua Inglesa tem uma fonética com a qual o nosso estilo musical se enquadra melhor. À semelhança do Português no Fado…

AM: Algo ficou por dizer? Acrescentem aqui o que não foi dito e acham relevante.

JT: A banda editou um EP e um álbum através da editora Bor Land (Ö, 2004 e ‘What is’, 2005) e em edição de autor ‘La Résistance’ (2009) e ‘Samurai’ (2010). A trilogia iniciada com La Résistance terá, em princípio, a sua conclusão este ano. É nisso que a banda trabalha neste momento, preparando também uma tour comemorativa dos dez anos de carreira.

Concerto dia 21 JAN – Museu do Oriente (Festa de lançamento da compilação T(H)REE).

Os ÖLGA têm novo videoclip para Dice, do álbum Samurai, concebido a partir de filmagens dos concertos da Tour em Nova Iorque.

3 comentário(s):

Anónimo disse...

Adoro as tuas entrevistas. Continua

Flávia disse...

Parabéns pelo trabalho! E aos Ölga!

Cristiano disse...

Obrigado! E voltem sempre! :)

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...